top of page

Como levar seu cachorro em viagens de avião?

Viajar com animais de estimação é cada vez mais comum. Porém, com vários requisitos das companhias aéreas e as leis de cada país para entrada de animais, é normal ficar confuso de como levar o seu animal de estimação com você.

Foto: Flick

Alguns países não permitem a entrada de animais de estimação sem quarentena. Porém, em outros destinos, se o cão estiver com a carteira de vacinação, chip de identificação (para alguns destinos), atestado de saúde do veterinário e todos os outros documentos requeridos pela companhia aérea, o seu cão está livre para voar com você! E o melhor é que a maioria das companhias aéreas permite cães e gatos de porte pequeno na cabine (até 10kg contando com o kennel/caixa de transporte).


É importante lembrar, que a maioria das companhias aéreas não transporta raças braquicefálicas (de focinho curto) por causa do risco de ter problemas respiratórios durante os voos. No Brasil, a TAM aceita todas as raças. Não se esqueça também de conferir as regras gerais para entrada de animais para o país do destino. Para viajar com cães e gatos para a União Europeia, o animal precisa ter microchip eletrônico, e destinos como o Reino Unido, Irlanda, Suécia e Malta, impõem condições sanitárias adicionais. Para saber quais documentos de viagem e certificados sanitários são requeridos para cada país, recomendamos consultar as embaixadas do país de origem e destino.


Documentos necessários

Assim como você, seu pet deve apresentar alguns documentos para viajar. Um deles é o comprovante de vacinação contra raiva. Como trata-se de uma doença grave que compromete não apenas a saúde dos animais, mas a dos humanos também, a vacina é obrigatória para animais com mais de três meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de trinta de dias e há menos de um ano. Outro documento é o certificado de inspeção veterinária, ou atestado de saúde, como também é conhecido. Esta certidão é assinada por um veterinário alegando que o animal foi examinado e está livre de qualquer doença. Para ter validade na hora do embarque, o documento deve ser emitido no máximo dez dias antes da viagem. Por fim, é necessário apresentar o certificado de aclimatação. O objetivo deste atestado é provar que o animal pode ser exposto a temperaturas extremas, sem ter sua saúde prejudicada. Este documento não é obrigatório e exigido apenas por algumas companhias aéreas.



Como transportar seu cachorro no avião

Ao reservar suas passagens aéreas, verifique com a agência contratada a disponibilidade para viajar com animais. Algumas empresas costumam cobrar taxas extras e outras ainda disponibilizam vagas apenas para os passageiros que fizerem uma reserva antecipada. Além disso, caso a companhia em questão não ofereça caixas de transporte para o seu pet, será necessário providenciar uma. Se seu animal tiver menos de 10kg (contando com a caixa de transporte), ele poderá ir com você na cabine, mas fique atento ao tamanho da caixa de transporte, pois as companhias aéreas são bem restritas em relação a isso. Escolha ma caixa que acomode confortavelmente o animal, permitindo que o mesmo se movimente. Para que seu bichinho possa viajar ao seu lado, a caixa deve caber sob o assento localizado à sua frente (confira o tamanho máximo da caixa para a cabine nos sites das companhias). Por isso, apenas raças de pequeno porte são aceitas dentro do avião. As demais são transportadas junto com a carga, caso a companhia aérea faça este tipo de serviço. Lembrando que o peso da caixa + animal não pode passar de 10kg. Outro detalhe em relação ao lugar onde seu animal será transportado é que as caixas devem ter compartimentos fixos para água e ração.


Dicas extras

Para que a sua viagem seja a mais tranquila possível, siga as seguintes recomendações: – Não viaje com fêmeas em fase de gestação, pois a movimentação pode assustá-las; – Não viaje com animais muito novos ou muito idosos, pois ambos requerem cuidados mais especiais e podem se sentir desconfortados durante os voos; – Leve brinquedinhos, como bolinhas ou ossos de borracha para os filhotes se distraírem ao longo da viagem; – Durante as escalas, deixe que seu animal caminhe um pouco para que ele possa gastar energia ou ainda se movimentar um pouco depois de um longo período parado.

Fonte: Como levar o cachorro no avião | Tudo Sobre Cachorros

http://tudosobrecachorros.com.br/2013/10/transporte-aereo-animais-estimacao.html#ixzz4OJcXc3Vu


Artigo gentilmente cedido por SkyScanner e complementado por Tudo Sobre Cachorros.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page